Capoeira e Cidadania
Desenvolvimento social e identidade cultural: a capoeira como caminho para saúde mental, inclusão e cidadania.
Desde 2012, o projeto Capoeira e Cidadania oferece aulas gratuitas de capoeira para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, com foco na promoção da cidadania, fortalecimento das identidades culturais e inclusão social. As aulas acontecem em espaços públicos, como praças, espaços culturais/esportivos e escolas municipais de Várzea Paulista.
Capoeira e Cidadania é o projeto mais longevo da Associação, apresentando a capoeira como prática pedagógica para o fortalecimento da identidade cultural, autocuidado, convivência ética e valorização da cultura afro-brasileira. O Projeto é realizado com apoio de membros da Associação, Grupo Capoeira Brasil e voluntárias/os, fomentos culturais e parcerias institucionais com entidades e a Prefeitura de Várzea Paulista.
















Nossos números
Aqui estão reunidos nossos principais indicadores do Capoeira e Cidadania. Confira!
Desde 2012
envolvidas/os nessa trajetória, entre voluntárias/os e docentes contínuos
beneficiadas/os
em toda trajetória do projeto
Aulas em todas as regiões de Várzea Paulista
Conheço o trabalho do Mestre Bola 7 e Associação há 28 anos. É muito bom estar passando a frente o conhecimento sobre a capoeira e a cultura popular e recebendo em troca a amizade e os sorrisos mais sinceros, a capoeira e a cultura é isso mesmo é passado de geração para geração e eu me sinto privilegiado.
Conheço o trabalho há cerca de 13 anos, desde quando comecei como aluno no projeto social que já acontecia na época.Dar aula no projeto Capoeira e Cidadania tem sido uma experiência incrível. Para mim, foi como reviver os meus primeiros passos na capoeira. É emocionante enxergar nas crianças o mesmo entusiasmo e dedicação que tive anos atrás. Fiquei profundamente grato quando recebi o convite para fazer parte do projeto, especialmente por ministrar aulas no mesmo local onde comecei, realizando um sonho de estar ali como professor.
Conheço o trabalho do Mestre Bola 7 e Associação há 23 anos. O projeto Capoeira e Cidadania, foi uma ótima experiência pra mim. Por eu ter vindo de um projeto, hoje é gratificante poder participar dando aulas para essas crianças. O projeto é muito importante, podendo tirar as crianças das ruas para praticar uma cultura que é brasileira.
Capoeira e Cidadania é o projeto mais longevo da Associação, estruturado como ação sociocultural contínua, com forte impacto comunitário. Seu objetivo principal é reforçar o cuidado integral com a infância e a juventude, reconhecendo a capoeira como prática capaz de promover saúde mental e transformação social.
Neste projeto, com base em estudos científicos e vivência empírica, a capoeira é utilizada como ferramenta pedagógica, proporcionando experiências que fortalecem a saúde mental, regulam emoções, reduzem sintomas de ansiedade, depressão e estresse; estimulam o bem-estar físico e o senso de pertencimento coletivo.
Suas metodologias são baseadas em três pilares: educação antirracista, formação cidadã e cuidado emocional. O projeto atua de forma interdisciplinar com professoras/es de capoeira e educadoras/es de diversas áreas, parceiras/os e as famílias das crianças e jovens alcançadas pelo projeto.
Além de proporcionar acesso à capoeira em escolas e espaços de lazer comunitários, contribui com a implementação da Lei nº 11.645/2008, que trata da obrigatoriedade do ensino de história e cultura afro-brasileira e indígena no currículo escolar.
Realizado em espaços de educação formal e espaços de lazer (como praças, centros culturais/esportivos e demais espaços de convivência comunitária), por meio da expressão corporal, musicalidade, oralidade e o estímulo à participação em outros projetos da Associação Cultural Expressão Brasil. como o Ciclo Formativo Afro-brasileiro.
Por meio do movimento e da escuta coletiva, o projeto possibilita à infância e à juventude – especialmente para crianças e jovens em situação de vulnerabilidade social – Capoeira e Cidadania apresenta na capoeira uma prática corporal coletiva interessada em estimular a convivência comunitária e o senso de pertencimento, catalisando desenvolvimento psicossocial, criando vínculos afetivos e ampliando a percepção de si e do outro. A capoeira pela educação, transformação social, bem-estar físico e mental.
Acredita que a capoeira pode mudar sua história e sua comunidade?
Entre em contato para conhecer as turmas do Capoeira e Cidadania, e acompanhe nossa programação para fazer parte desse encontro de transformação.
Contato
- contato@expressaobrasil.org.br
- +55 11 97289-1453
Horário de Funcionamento
segue a gente lá


© 2025 – Copyright Associação Cultural Expressão Brasil