Oficina de Ritmos

A Oficina de Ritmos propõe escrever com o corpo nossa história ancestral.

Em cada encontro, cada passo, batida e movimento, crianças, jovens, pessoas adultas e idosas são conectadas às raízes afro-brasileiras por meio da música, da dança e da oralidade.

A Oficina de Ritmos é um projeto continuado da Associação Cultural Expressão Brasil voltado ao ensino e vivência de ritmos afro-brasileiros e originários, como o samba de roda, o maculelê, o jongo entre outros, promovendo a sensibilização musical e corporal. A cada encontro, as pessoas participantes experimentam diferentes expressões rítmicas, explorando o movimento e a musicalidade de forma livre e intuitiva.

Nossos números

Aqui estão reunidos nossos principais indicadores do Oficinas de Ritmos. Confira!

0 Desde 2017

como atividade continuada

+ 0 oficinas

formativas realizadas até 2024;

+ 0

participantes

+ 0 ritmos

afro-brasileiros de todo o território nacional apresentados ao público

+ 0 educadoras/e

até 2024

DEPOIMENTOS

Conheci o trabalho do Mestre Bola 7 na década de 90 quando iniciei capoeira com Mestre Kauê na cidade de Jundiaí. iquei muito honrado em participar como professor no projeto Oficina de Ritmos e poder divulgar o Jongo. Minha trajetória com essa dança vem desde 2007 e com a participação de minha esposa Marcinha Santos, o trabalho com o Jongo só fortaleceu. Sendo assim, a energia da Associação durante a oficina, foi sem igual.

André Luís Fermino (Tubarão) 43 anos / Várzea Paulista

O objetivo geral do projeto é fortalecer identidades culturais e corporeidades negras e originárias, reafirmando o compromisso da Associação com a preservação e difusão dos saberes tradicionais. Enquanto objetivos específicos, o projeto intenciona promover uma integração social e intergeracional; ampliar o repertório cultural do público; contribuir na promoção do bem-estar, especialmente para pessoas em situação de vulnerabilidade social e estimular o desenvolvimento de habilidades artísticas. 

Com uma abordagem dinâmica e imersiva, os encontros intercalam teoria e prática, centrada nas tradições afro-brasileiras, unindo dança, percussão, expressão corporal e histórias orais. Cada encontro acontece de maneira independente, podendo ser de curta ou média duração, o que permite uma participação mais fluida e acessível ao nosso público.

As oficinas são gratuitas e conectadas a outros projetos da Associação, realizadas em espaços públicos municipais ou no Ponto de Cultura Associação Cultural Expressão Brasil. Com atenção para a acessibilidade, os encontros são voltados a públicos diversos, especialmente crianças, jovens, pessoas idosas e pessoas com deficiência.

Quer participar das próximas oficinas?

Confira nossa programação e junte-se a nós para dançar, aprender e celebrar os ritmos afro-brasileiros!

CICLO FORMATIVO AFRO-BRASILEIRO

Este projeto integra o Ciclo Formativo Afro-brasileiro, um programa estruturado da Associação Cultural Expressão Brasil que reúne ações continuadas de educação informal e lazer voltadas à valorização da cultura afro-brasileira e conecta os públicos de todas as idades da Associação. Integram o Ciclo os projetos: Oficinas de Ritmos; Oficinas de Construção de Instrumentos; Cine Capoeira e Biblioteca Comunitária Expressão Brasil. 

Por meio de vivências culturais teóricas e práticas, o Ciclo tem como objetivos fortalecer repertórios socioculturais, estimular vínculos comunitários e o senso de pertencimento identitário. Também contribui para a democratização do acesso à cultura, a formação cidadã e a promoção de uma educação antirracista.

Endereço

Avenida José Rabelo Portela, 312 C

Jardim Maria de Fátima

Várzea Paulista – SP

CEP: 13212-590

Contato

Horário de Funcionamento

Seg. a Sexta 9h às 17h30
Sábado Fechado
Domingo Fechado

segue a gente lá

© 2025 – Copyright Associação Cultural Expressão Brasil