Rodas de Capoeira

Há mais de três décadas, ecoamos os sons do berimbau pelas ruas de Várzea Paulista — tradição viva que pulsa em comunidade.

As Rodas de Capoeira promovidas pela Associação Cultural Expressão Brasil são encontros abertos a todas as pessoas, realizados em espaços públicos de Várzea Paulista há mais de 30 anos. Por meio da vivência dessa tradição, do jogo e da presença coletiva, as rodas fortalecem laços sociais e celebram a cultura afro-brasileira. 

As Rodas de Capoeira fomentam um ambiente inclusivo, de livre expressão e celebração, onde capoeiristas e a comunidade se conectam, compartilham saberes e criam espaços mais respeitosos e vivos.

Nossos números

Aqui estão reunidos nossos principais indicadores das Rodas de Capoeira. Confira!

+ 0 anos

de atuação contínua em espaços públicos de Várzea Paulista

+ 0 rodas

realizadas

+ 0 pessoas

alcançadas anualmente, entre participantes e público espontâneo

+ 0 mestras/es e capoeiristas

de todo o mundo convidadas/os ao longo dos anos.

Conheci o trabalho do Mestre Bola 7 na década de 90 quando iniciei capoeira com Mestre Kauê na cidade de Jundiaí. iquei muito honrado em participar como professor no projeto Oficina de Ritmos e poder divulgar o Jongo. Minha trajetória com essa dança vem desde 2007 e com a participação de minha esposa Marcinha Santos, o trabalho com o Jongo só fortaleceu. Sendo assim, a energia da Associação durante a oficina, foi sem igual.

André Luís Fermino (Tubarão) 43 anos / Várzea Paulista

Nossas Rodas de Capoeira são um espaço de comunidade. A proposta é promover ocupação cultural dos espaços públicos, ampliar o acesso à cultura e manter viva a tradição da capoeira como bem imaterial afro-brasileiro. Além do jogo em si, as rodas estimulam a escuta, a musicalidade, a oralidade e o respeito entre gerações.

Com entrada livre e participação voluntária, as rodas são momentos de formação e vivência coletiva, e reúnem os públicos dos projetos da Associação (como Capoeira e Cidadania, Capoeira Melhor Idade e Capoeira Inclusiva), bem como a comunidade em geral.

As rodas são organizadas e mediadas por Mestre Bola 7, com participação de mestras/es e parceiras/os capoeiristas de todo o mundo. Cada roda é um espaço onde todas as pessoas são bem-vindas, independentemente da idade, gênero ou experiência com a capoeira.

Como reconhecimento institucional dessa prática de décadas, a Prefeitura de Várzea Paulista criou as “Praças da Capoeira” — espaços circulares de concreto pintados de azul, instalados em praças e parques da cidade para facilitar a prática da capoeira e outras manifestações culturais. A primeira foi criada na Avenida Bertioga, e hoje é utilizada por capoeiristas, lutadores, músicos e toda a comunidade local.

Os berimbaus e as ruas de Várzea Paulista te chamam!

Entre na roda com a gente, consulte nossa programação.

Endereço

Avenida José Rabelo Portela, 312 C

Jardim Maria de Fátima

Várzea Paulista – SP

CEP: 13212-590

Contato

Horário de Funcionamento

Seg. a Sexta 9h às 17h30
Sábado Fechado
Domingo Fechado

segue a gente lá

© 2025 – Copyright Associação Cultural Expressão Brasil