Nossa Trajetória
LINHA DO TEMPO
Início dos trabalhos
Início dos trabalhos com capoeira na Vila Popular, em Várzea Paulista, com Mestre Bola 7.
Início das atividades regulares
Início das atividades regulares no Ginásio de Esportes Ayrton Senna, ampliando o alcance comunitário.
Projeto Casa dos Adolescentes
Aulas de capoeira no Projeto Casa dos Adolescentes em parceria com a Prefeitura de Várzea Paulista.
1ª edição do Festival Expressão Brasil de Capoeira
1ª edição do Festival Expressão Brasil de Capoeira, à época nomeado “Encontro de Capoeira e Intercâmbio Cultural”.
Primeira viagem internacional
Primeira viagem internacional de Mestre Bola 7 para vários eventos, shows e workshop de capoeira na Holanda.
Intercâmbios culturais
Participação em eventos regionais fora do município, iniciando a circulação do trabalho do Mestre Bola 7 em intercâmbios culturais.
Conselho Municipal de Cultura (CMPC)
Mestre Bola 7 integra o grupo fundador do Conselho Municipal de Cultura (CMPC) de Várzea Paulista e participa da ativação da Praça CEU na cidade.
Primeira viagem para Alemanha
Primeira viagem para Alemanha ministrar workshop e formalizar o primeiro evento de capoeira de seus professores na cidade de Schwäbischall.
Criação do Festival Capoeira Inclusiva
Criação do Festival Capoeira Inclusiva, voltado à inclusão de pessoas com deficiência na cultura capoeirista.
Parceria com o PETI
Parceria com o PETI (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil), utilizando a capoeira como prática educativa.
Fundação da Associação
Fundação oficial da Associação Cultural Expressão Brasil.
Lançamento do projeto Capoeira e Cidadania
Lançamento do projeto Capoeira e Cidadania, com aulas gratuitas em escolas municipais e espaços públicos de Várzea Paulista.
Participação CMPC e o CMDCA
Início da participação da Associação em conselhos municipais de Várzea Paulista, como o CMPC e o CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente).
Projeto Capoeira e Cidadania
Projeto Capoeira e Cidadania implementado em 12 escolas públicas municipais, fortalecendo a aplicação da Lei nº 11.645/2008.
1ª edição do Festival de Cantigas
Realização da 1ª edição do Festival de Cantigas, celebrando a musicalidade da capoeira.
Ponto de Cultura
Reconhecimento como Ponto de Cultura pela Política Nacional Cultura Viva.
Criação do projeto Cine Capoeira
Criação do projeto Cine Capoeira, com estruturação de espaço de exibição na sede da Associação, mediante fomento da Política Nacional Cultura Viva.
Capoeira Melhor Idade
Lançamento do projeto Capoeira Melhor Idade, voltado à população idosa de Várzea Paulista.
Utilidade Pública Municipal
Reconhecimento oficial como Utilidade Pública Municipal pela Prefeitura de Várzea Paulista.
fomentos culturais em nível municipal
A Associação Cultural Expressão Brasil é contemplada com fomentos culturais em nível municipal, estadual e federal, fortalecendo os projetos da Associação.
Conselho da Igualdade Racial
Participação ativa na criação do Conselho da Igualdade Racial de Várzea Paulista, ocupando uma cadeira titular após sua efetivação.
Participação na 1ª edição do AfroVárzea
Participação na 1ª edição do AfroVárzea, evento cultural de fortalecimento da identidade negra no município, com continuidade em 2024.
Título de Doutor Honoris Causa
Mestre Bola 7 recebe o título de Doutor Honoris Causa, em reconhecimento à sua trajetória cultural e comunitária, em Campinas (SP).
Ciclo Formativo Afro-brasileiro
Consolidação do Ciclo Formativo Afro-brasileiro, integrando oficinas, biblioteca, cineclube e outras ações formativas continuadas.
Fundação da Biblioteca Comunitária
Fundação da Biblioteca Comunitária Expressão Brasil, com acervo especializado em cultura negra e literatura afrodescendente, e realização do primeiro ciclo do Clube de Leitura da Associação.
MESTRE BOLA 7
Vindo de Jacobina, Bahia, Mestre Bola 7 se muda com sua família, ainda nos anos 80, para a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. É lá que ele inicia sua vivência com a capoeira, arte que logo se tornaria o centro da sua trajetória de vida. Em meados de 1990, muda-se para Várzea Paulista, onde começa a ministrar aulas e construir sua caminhada como educador e capoeirista.
Desde o início, enfrentou as dificuldades típicas de quem escolhe trabalhar com a capoeira, uma arte afro-brasileira marcada historicamente pela resistência. Mas mesmo diante dos desafios, nunca deixou de acreditar na capoeira como ferramenta de transformação social. Levou a arte para um público diverso, sempre com o objetivo de promover inclusão, identidade, pertencimento e mudança real na vida das pessoas.
A partir de 1995, Mestre Bola 7 passou a viver exclusivamente da capoeira. Com muita resiliência, construiu seu trabalho em múltiplas frentes: projetos sociais, cursos, workshops, palestras e aulas regulares. Toda essa atuação culmina, em 2012, na fundação da Associação Cultural Expressão Brasil, um espaço de cultura, educação, memória e luta.

Ainda em Várzea Paulista, Mestre Bola 7 atuou de 1996 a 2011 no projeto Casa do Adolecente, mas seu trabalho ultrapassa os limites de Várzea Paulista. Em Jundiaí, atua desde os anos 2000 em instituições filantrópicas e educacionais. Destaque para a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, onde trabalhou de 1999 a 2011, e o Aprendizado Dom José Gaspar, com 8 anos de atuação. Também desenvolveu atividades na Associação Educacional Casa da Criança.
Mestre Bola 7 já formou diversos professores/as que começaram como alunos/as em projetos sociais e hoje multiplicam esse legado em território nacional e internacional. Estima-se que, ao longo de seus quase 40 anos de atuação, mais de 30 mil pessoas passaram por suas aulas e rodas de capoeira.
E como Mestre Bola 7 costuma dizer: “Não existe ex-aluno. Quando alguém continua esse trabalho, sempre será meu aluno, assim como nos ensina a tradição e a ancestralidade da capoeira.”
Convite!
A Associação Cultural Expressão Brasil é um espaço de resistência e transformação. Ao apoiar nossa iniciativa, você contribui para a promoção da diversidade, inclusão e cidadania. Junte-se a nós e fortaleça a cultura afro-brasileira!
Contato
- contato@expressaobrasil.org.br
- +55 11 97289-1453
Horário de Funcionamento
segue a gente lá


© 2025 – Copyright Associação Cultural Expressão Brasil
Não existe ex-aluno. Quando alguém continua esse trabalho, sempre será meu aluno, assim como nos ensina a tradição e a ancestralidade da capoeira.
Mestre Bola 7