Nossa Trajetória

LINHA DO TEMPO

MESTRE BOLA 7

Vindo de Jacobina, Bahia, Mestre Bola 7 se muda com sua família, ainda nos anos 80, para a cidade de Jundiaí, interior de São Paulo. É lá que ele inicia sua vivência com a capoeira, arte que logo se tornaria o centro da sua trajetória de vida. Em meados de 1990, muda-se para Várzea Paulista, onde começa a ministrar aulas e construir sua caminhada como educador e capoeirista.

Desde o início, enfrentou as dificuldades típicas de quem escolhe trabalhar com a capoeira, uma arte afro-brasileira marcada historicamente pela resistência. Mas mesmo diante dos desafios, nunca deixou de acreditar na capoeira como ferramenta de transformação social. Levou a arte para um público diverso, sempre com o objetivo de promover inclusão, identidade, pertencimento e mudança real na vida das pessoas.

A partir de 1995, Mestre Bola 7 passou a viver exclusivamente da capoeira. Com muita resiliência, construiu seu trabalho em múltiplas frentes: projetos sociais, cursos, workshops, palestras e aulas regulares. Toda essa atuação culmina, em 2012, na fundação da Associação Cultural Expressão Brasil, um espaço de cultura, educação, memória e luta.

Não existe ex-aluno. Quando alguém continua esse trabalho, sempre será meu aluno, assim como nos ensina a tradição e a ancestralidade da capoeira.

Mestre Bola 7

Ainda em Várzea Paulista, Mestre Bola 7 atuou de 1996 a 2011 no projeto Casa do Adolecente, mas seu trabalho ultrapassa os limites de Várzea Paulista. Em Jundiaí, atua desde os anos 2000 em instituições filantrópicas e educacionais. Destaque para a Fundação Antônio Antonieta Cintra Gordinho, onde trabalhou de 1999 a 2011, e o Aprendizado Dom José Gaspar, com 8 anos de atuação. Também desenvolveu atividades na Associação Educacional Casa da Criança.

Mestre Bola 7 já formou diversos professores/as que começaram como alunos/as em projetos sociais e hoje multiplicam esse legado em território nacional e internacional. Estima-se que, ao longo de seus quase 40 anos de atuação, mais de 30 mil pessoas passaram por suas aulas e rodas de capoeira.

E como Mestre Bola 7 costuma dizer: “Não existe ex-aluno. Quando alguém continua esse trabalho, sempre será meu aluno, assim como nos ensina a tradição e a ancestralidade da capoeira.”

Convite!

A Associação Cultural Expressão Brasil é um espaço de resistência e transformação. Ao apoiar nossa iniciativa, você contribui para a promoção da diversidade, inclusão e cidadania. Junte-se a nós e fortaleça a cultura afro-brasileira!

Endereço

Avenida José Rabelo Portela, 312 C

Jardim Maria de Fátima

Várzea Paulista – SP

CEP: 13212-590

Contato

Horário de Funcionamento

Seg. a Sexta 9h às 17h30
Sábado Fechado
Domingo Fechado

segue a gente lá

© 2025 – Copyright Associação Cultural Expressão Brasil